FISIOTERAPIA - TERAPIAS MANUAIS

TISNA

Category:



TISNA - TRATAMENTO INTEGRADO DO SISTEMA NERVOSO AUTÔNOMO

O sistema nervoso autônomo é o é o principal responsável pelo controle automático do corpo frente às modificações ambientais. Esse sistema tem a função de ofertar a HOMEOSTASIA CORPORAL, ou seja, auxiliar o organismo a encontrar um equilíbrio nas suas atividadesA estabilidade das funções desse organismo, garantida por mecanismos fisiológicos e comportamentais é chamada de homeostase

Os sistemas corporais  apresentam propriedades especiais que devem ser mantidas para que o corpo funcione adequadamente. Por exemplo, se a pressão arterial subir, em um dado momento deverá abaixar; se o corpo esquentar demais, depois deverá automaticamente resfriar; se a pessoa entrou em um grande nível de estresse deverá encontrar recursos para sair dele. Para todas essas e outras circunstâncias, o indivíduo tem mecanismos  próprios e naturais para reverter a função alterada aos padrões adequados considerados normais, mas algumas vezes eles deixam de agir adequadamente por conta de situações físicas ou emocionais vivenciadas pela pessoa que desequilibraram esse organismo.

O SNA está dividido em duas partes: Sistema Nervoso Simpático e Sistema Nervoso Parassimpático. O Simpático, de modo geral, é o responsável pela ação, pelo colocar o corpo para funcionar.  O Parassimpático estimula principalmente atividades relaxantes, trazendo o corpo para o descanso. Quando esse sistema está em desequilíbrio, o corpo e a mente podem começar a apresentar sintomas, demonstram esgotamento ou estresse, como por exemplo, alterações no sistema digestório, nos ciclos de sono, fome, sede, humor e até mesmo dores e inflamações. 

O Tratamento Integrado do Sistema Autônomo visa ajudar o organismo e encontrar o equilíbrio nas funções das duas partes que o compõem, auxiliando o corpo na correção das suas disfunções. A técnica está baseada em manipulações osteopáticas, crâneo-sacrais e biomecânicas e serve como facilitadora do processo de correção corporal automático.

Quem Sou Eu

Fisioterapeuta. Crefito 8/62067-F. Formada pela UTP, 2004. Pós-Graduada em Terapia Manual e Postural pelo CESUMAR, 2008. Formação em Microfisioterapia pela Escola de Terapia Manual e Postural de Londrina, 2011. Cursos: TISNA. Mobilização Neural. Crâneo-Sacral. Alongamento. Pilates Solo. Iso-Streching.

CONTATO

Nome:
E-mail:
Assunto:
Mensagem: